Esta é uma ideia antiga, que sempre ficou para depois. Só que quanto mais o tempo passa, menos podemos deixar de informações para as gerações futuras.
A motivação da criação deste site foi o meu avô. Vovô faleceu quando eu tinha 4 anos, e sempre ouvia muito falar dele, que ele era muito querido, que tinha feito muita coisa, quando ouviam meu sobrenome frequentemente perguntavam o parentesco e coisas do tipo.
Mas a verdade é que eu não o conhecia, não sabia suas histórias. Só lembrava de uma biblioteca em seu apartamento, onde eu adorava empurrar os livros para o final das prateleiras (ele certamente não devia gostar disto). E um dia resolvi começar a pesquisar, e quanta coisa encontrei! Mas em compensação quanta história já se perdeu.
Quando as pessoas são históricas, famosas, encontramos um vasto material na internet. Mas e as famílias “comuns”? Nós que somos a maioria? Pessoas como eu, meus avós e a maior parte do mundo?
Também temos nossas histórias, nossas conquistas, nossas fotos, nossas lembranças. Não sou descendente de Einstein, Agatha Christie ou Rainha Elisabeth (esta hoje ainda viva, mas haja história também), mas tenho muito orgulho das minhas origens.
Famílias honestas, trabalhadoras e que me ensinaram e continuam ensinando muita coisa. Nos mostraram caminhos, que eles tem pedras e barreiras que podem ser transpassadas, que tem atalhos que são perigosos e devem ser evitados, e que tem muita alegria e bons momentos que devem ser aproveitados.
Podemos fazer de tudo um pouco, inclusive achar um tempinho nesta vida corrida para uma justa homenagem às pessoas que vieram antes e que, sem elas, eu não estaria aqui.
Penso, quem sabe, em poder ampliar este site para abrigar outras histórias, mas por enquanto, vou contar a minha. Quer dizer, dos meus ancestrais, pois a minha mesmo alguém que conte depois.
Todos tememos e sentimos as perdas ao longo do caminho, então por que não transforma-las em homenagens? Quero que minhas filhas cresçam conhecendo não só a história do Brasil e do Mundo, mas a sua própria também.